A conspiração de ocultação alienígena ou teorias de conspiração envolvendo UFO argumentam que aevidência de objetos voadores não identificados e visitantes extraterrestres está sendo suprimida por vários governos ao redor do mundo, mais notavelmente o governo dos Estados Unidos. Tais teorias conspiratóriasgeralmente argumentam que os governos da Terra, especialmente o governo dos Estados Unidos, estão em comunicação e / ou cooperação com os extraterrestres, apesar das afirmações públicas em sentido contrário, e algumas destas teorias ainda sustentam que os governos estão permitindo explicitamente a abdução alienígena.
Várias teorias de conspiração sobre UFOs floresceram na internet e foram frequentemente apresentadas na programa de Art Bell, Coast to Coast AM.
De acordo com a MUFON, National Enquirer informou que uma pesquisa constatou 76% dos participantes consideraram que o governo não estava revelando tudo o que sabia sobre OVNIs, 54% achavam que OVNIs definitivamente ou provavelmente existiam, e 32% acreditam que OVNIs vinham do espaço sideral.
Pessoas notáveis por terem publicamente afirmado que as provas de OVNIs estavam sendo suprimidass incluem o senador Barry Goldwater, o almirante Lord Hill-Norton (ex-chefe da OTAN e chefe do Estado-Maior da Defesa britânica), brigadeiro-general Arthur Exon (ex-comandante da Wright-Patterson Air Force Base), vice-almirante Roscoe H. Hillenkoetter (primeiro diretor da CIA), os astronautas Gordon Cooper e Edgar Mitchell, e o ex-ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer. Além de seus testemunhos e relatos, nenhuma evidência que justifique foi apresentada para apoiar as suas afirmações e conclusões. De acordo com oComitê para a Investigação Cética pouca ou nenhuma evidência existe para apoiá-los, apesar de uma pesquisa significativa sobre o assunto por agências científicas não-governamentais.
Nova Ordem Mundial (teoria conspiratória)
Como uma teoria da conspiração, o termo Nova Ordem Mundial (em inglês: New World Order, NWO) refere-se ao surgimento de um governo mundial totalitário.
O tema comum em teorias da conspiração sobre uma Nova Ordem Mundial é que uma poderosa elite secreta com uma agenda globalista está conspirando para eventualmente governar o mundo por meio de um governo mundial autoritário — que irá substituir os Estados-nação soberanos — e uma propaganda abrangente cuja ideologia saúda o estabelecimento da Nova Ordem Mundial como a culminação do progresso da história.
Ocorrências significativas na política e finanças são especuladas por serem orquestradas por uma camarilha excessivamente influente que opera através de muitas organizações de fachada. Inúmeros eventos históricos e atuais são vistos como passos em um plano contínuo de conseguir dominar o mundo através de reuniões políticas secretas e processos de tomada de decisão.
Antes de o início de 1990, a teoria de conspiração da Nova Ordem Mundial esteve limitada a duas contraculturas estadunidenses, principalmente da direita militante antigoverno, e, secundariamente, parte de fundamentalistas cristãospreocupados com o aparecimento do Anticristo do fim dos tempos.
Os céticos, como Michael Barkun e Chip Berlet observaram que teorias da conspiração dadireita populista sobre uma Nova Ordem Mundial, apenas não tinha sido abraçadas por muitos requerentes de conhecimento estigmatizado, mas havia se infiltrado na cultura popular, inaugurando, assim, um período durante o final do século XX e início do século XXI nos Estados Unidos onde as pessoas estavam se preparando ativamente para cenários milenaristas apocalípticos.
Os cientistas políticos estavam preocupados que a histeria em massa poderia ter o que julgaram serem efeitos devastadores na vida política americana, que iriam da alienação política generalizada à escalada do terrorismo de lobo solitário.